domingo, 8 de junho de 2008

PISO ANTIDERRAPANTE

Antiderrapância

A segurança de um ambiente quanto ao escorregamento não depende apenas das características do revestimento cerâmico escolhido. Veja neste manual o que mais deve ser considerado para assegurar os melhores níveis de segurança.

Antiderrapância

Escorregar ou não sobre uma superfície é uma condição do próprio ambiente e depende de vários fatores: do coeficiente de atrito do revestimento, da presença de areia, graxa ou óleo, da presença de água, da inclinação e, ainda, do tipo de solado de sapato que está sendo usado.

Assim, não é possível garantir que ninguém vá escorregar em um determinado ambiente considerando apenas as características do revestimento utilizado, seja ele qual for.

Mais do que o efeito estético deve-se sempre privilegiar a segurança dos usuários de um ambiente. A antiderrapância, como já foi citado, decorre da soma de fatores, entre eles alguns alheios ao próprio revestimento cerâmico, e que resultam no fator segurança. Pensar preventivamente, desde a concepção do projeto até a sua manutenção diária é a forma mais eficiente de garantir que belos ambientes possam ser também muito seguros.

Veja o que você precisa considerar para garantir um bom desempenho do ambiente:


1. Coeficiente de Atrito

O que é?
O coeficiente de atrito, ou simplesmente COF, é a resistência que o revestimento cerâmico oferece ao deslizamento de um corpo em movimento (uma pessoa andando sobre o revestimento, por exemplo). As superfícies ásperas e com presença de relevo tendem a apresentar um Coeficiente de Atrito mais elevado.

Como é medido o COF?
A medida do Coeficiente de Atrito (COF) de um revestimento cerâmico é realizada em laboratório, com equipamento padronizado e seguindo normas internacionais, sob duas condições:
· com a superfície limpa, seca e plana;
· com a superfície limpa, molhada e plana.

É importante destacar que o valor informado do Coeficiente de Atrito de todos os pisos fabricados pela Eliane refere-se à condição molhada, isto é, a condição mais crítica.

Como avaliar os resultados?
Da medição feita em laboratório chega-se a três recomendações:
· COF menor que 0,40 – este índice de Coeficiente de Atrito sugere um revestimento cerâmico desaconselhável para uso em áreas externas e para áreas internas onde há presença constante de água (saunas), óleo (cozinhas industriais), graxa, areia ou outras sujeiras.
· COF 0,40 a 0,74 – revestimentos cerâmicos com este índice têm uso aconselhável em áreas externas (calçadas, por exemplo) desde que estejam em nível, isto é, não apresentem inclinações.
· COF maior ou igual a 0,75 – este índice permite que o revestimento seja utilizado em qualquer dos ambientes citados anteriormente inclusive em rampas, desde que a inclinação não seja superior a 10%.

Revestimentos cerâmicos com Coeficiente de Atrito elevado tendem a apresentar uma superfície mais rugosa.


2. Especificação Correta

Especificar corretamente o revestimento cerâmico ficou muito fácil. A Eliane indica o local de uso de todos os produtos destinados para piso considerando, além de outras características, o coeficiente de atrito. Assim, você só precisa observar a codificação conforme a tabela abaixo:

Além da informação do local de uso, você também encontra em todas as embalagens de pisos Eliane a informação do valor do COF.

E o Porcellanato?
O Porcellanato apresenta características especiais, como alto brilho e polimento, que devem ser consideradas na especificação.
· Evitar especificar Porcellanato polido ou mate para uso em áreas externas onde possa haver presença de água ou areia.
· O Porcellanato natural não tem uso recomendado para revestimento de aclives ou declives (rampas).

Não especifique um revestimento cerâmico considerando apenas as suas características estéticas.



3. O que mais deve ser considerado para melhorar a antiderrapância de um ambiente

Na fase de projeto - as rampas, caso existirem, não devem ter um grau de inclinação maior do que 10%. Para áreas planas em local externo ou áreas sujeitas a presença de água recomenda-se prever um caimento de 1 a 2 % a fim de facilitar o escoamento da água. Nesta fase também deve ser definido o revestimento cerâmico adequado ao ambiente que se deseja revestir.

Na execução – em áreas externas e úmidas é importante evitar desníveis onde possa haver presença de água empossada, o que facilita o escorregamento.

Na manutenção - é importante evitar a presença de areia, graxa, óleos, água e outros elementos que possam diminuir o COF do revestimento utilizado. Lembre-se que quanto maior for o Coeficiente de Atrito, ou seja, quanto mais áspera for a superfície do revestimento, menor será a facilidade de limpeza.

Segurança – um solado de borracha no calçado é mais seguro ao caminhar. Assim, pessoas com dificuldade de locomoção, crianças ou mesmo qualquer adulto devem considerar este aspecto.

Agora você já possui todas as informações relevantes para projetar, executar e manter um ambiente seguro.

Nenhum comentário: